sábado, 22 de outubro de 2011

Da Mentira e outras Farsas


Porquê as pessoas mentem?

Não falo das "mentiras para não magoar", mas falo especificamente das 'pequenas' mentiras:
Como alguém que diz que está chegando, quando na verdade sequer saiu de sua residência, algumas pessoas exageram tanto que chegam a dizer 'tô chegando' quando nem ao menos entraram no banho para se arrumar!!!

Porque elas fazem isso??? Acaso não seria mais honesto dizerem uma "meia-verdade"?? Algo como "Lamento, tive um imprevisto e vou me atrasar!" Isto é preferível a "estou chegando", pois este tipo de frase, usada levianamente, induz o outro a criar uma expectativa que rapidamente se transforma em frustração, na proporção exata em que o outro tem noção de distância e tempo que esta pessoa deveria estar para usar este tipo de expressão.

Eu me cito como exemplo, se alguém me diz "estou chegando", suponho que esta pessoa encontra-se a pelo menos 500 metros de onde estou a esperar, e suponho que ela chegará em, no máximo 40 minutos (isto já incluindo algum imprevisto mais corriqueiro - como os sinais e paradas para embarque/desembarque em se tratando de ônibus); quando ela leva mais tempo que isso, eu questiono - por curiosidade e preocupação - a causa da demora excessiva; mas quando a história não me parece plausível, fico com a pulga atrás da orelha, e começo a sondar e fazer perguntas capciosas, uma vez descoberta a mentira, me aborreço profundamente, pois me sinto ludibriado e aviltado em minha condição de humano!!


Será um ato de covardia? De comodismo egoístico?? De soberbia disfuncional???
Não é possível ver que a cada mentira contada, uma verdade é necessariamente morta?

Porque alguém contaria uma "pequena" mentira como esta?
Será que tal pessoa não percebe que ao fazer isto ela está minando a confiança do outro em si?
Não nota que, assim, ela acaba ofendendo mais o outro? Primeiro porque o ludibriou levando-o a acreditar em algo que não era verdadeiro - portanto agiu com desonestidade - segundo porque isso causa uma sensação de diminuição no outro, oriundo do senso de desconfiança que é implantado; uma vez que o outro começa a pensar que a pessoa mentiu por considerá-lo incapaz de compreender a verdadeira causa do atraso.

E nem estou considerando o fato que a mentira - por si - já é algo que magoa e fere. E, dependendo da intensidade ou da regularidade, vai destruindo a credibilidade daquela pessoa; até chegar num ponto que que toda e qualquer alegação sua será vista como uma possível mentira pelo outro!!
Veja só quanto estrago surge de uma "pequena" mentira!!

Um estrago que é imensamente amplificado na proporção exata do tamanho da mentira (ou inverdade para os mais 'delicados').

Eu sei que uma mentalidade mais "emocional, subjetiva e comum" justificaria tais 'inverdades' através de algum raciocínio tortuoso como 'é pra que o outro não se aborreça e não brigue comigo'.
PELAMOR!!!!!!!!!!!!!! Isto faz algum sentido?!?!?!?!
É possível que este alguém não perceba que o estrago da verdade é imensamente inferior ao causado pela "inverdade"????



É verdade, "A Verdade Dói!", mas dói muito menos que a mentira desmascarada, pois a mentira trás junto consigo, a mágoa, a tristeza e a desconfiança.
Sentimentos que se acumulam e avolumam a medida que as inverdades vão reincidindo!

E quando dizemos a verdade?? Há!! mesmo que ela nos fira, ela vem de mãos dadas e entrelaçadas com a consciência de "ele(a) confia em mim, pois poderia ter mentido" e isto acarreta no fortalecimento da confiança, podendo chegar a um ponto - dependendo da maturidade do indivíduo - em que se poderá contar qualquer coisa ao outro e este (ao menos) buscará entender e compreender com todas as suas forças!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário